25 nov Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher

Conhecidas como “As Mariposas”, as irmãs da República Dominicana, Patria Mercedes Mirabal Reyes, Bélgica Adela Mirabal Reyes, María Argentina Minerva Mirabal Reyes e Antonia María Teresa Mirabal Reyes, organizavam ações clandestinas contra o regime ditatorial de Rafael Trujillo. Três delas foram brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960 – tornando-se mártires e símbolos tanto de resistência popular quanto da luta feminista.
Em 1999 a ONU instituiu esse dia como O Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, com o objetivo de colocar em evidência um tema que é muitas vezes silenciado assim como a dor das vítimas. Alertando que mulheres em várias partes do mundo ainda estão sujeitas a estupro, violência doméstica, assassinato, negação de direitos, e outras tantas formas de agressão. Estimulando para que em cada país, o governo e a sociedade civil organizada, promovam ações de eliminação da violência contra a mulher.
A partir das 17h de hoje um ato está marcado para acontecer diante da ALERJ, confira na página do evento e participe desta importante iniciativa:
https://www.facebook.com/events/166401470379981/

No Comments

Post A Comment